24 Kitchen

terça-feira, 2 de junho de 2015

Lacinhos com ameijoas



Mais uma receita de massa para juntar á coleção de  receitas que faço uma vez, e depois tenho que repetir, cada vez que vem algum amigo dos meus filhos cá a casa.

 Já se devem ter apercebido que cá em casa todos adoramos massas e massinhas, aliás sempre que eu digo que não tenho ideias para fazer o almoço ou jantar, alguém se sai com a habitual sugestão: " ...faz uma das tuas massas e pronto, está resolvido ! " 

Há uns anos atrás não me atrevia a fazer as combinações com massa que tenho feito, e digo que esta foi a primeira vez que fiz mas resultou muito bem. 
Ainda bem que retirei uma parte para colocar na SmartBento da minha filha, senão a massa ia toda ao jantar e ela ficava sem almoço ;)


 Ingredientes:


- 2 kg de ameijoas com casca, congeladas
- 10 folhas de manjericão fresco
-1,5 dl de azeite virgem de boa qualidade
- 2 dentes da alho
- 1 cebola média
- 8 tomates cereja negros
- 1 embalagem de massa Lacinhos
- raminhos de tomilho fresco
- alho em pó
- sal, pimenta e piri-piri a gosto
 - azeitonas pretas


Encha uma bacia pequena com água  e meta dentro as ameijoas, lave-as e passe-as bem por água corrente. 
Escorra e reserve.

Num wok aqueça bem o azeite.
Pique os alhos, a cebola e as folhas de mangericão e adicione no wok, deixando fritar e o azeite ganhar gosto.

Acrescente as ameijoas bem escorridas e envolva-as bem. 
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que comecem a abrir as cascas das ameijoas.
Retire parte do líquido que se vai formar para uma tigela e reserve.
Junte os tomates partidos em quartos, acrescente a pimenta e o piripiri e deixe cozinhar mais 5 minutos.

Entretanto coza a massa Lacinhos  em água e no líquido que retirou ao cozinhar as ameijoas.
Quando a massa estiver no ponto, escorra a água, passe-a por água fria corrente e escorra-a bem.

Salteíe agoraa massa em azeite e alho em pó. 
Aromatize com umas folhinhas de tomilho fresco.

Coloque a massa numa travessa e misture as ameijoas.
Enfeite com raminhos de tomilho e azeitonas.
Sirva acompanhado de vinho verde branco bem fresquinho.





























XX 
SLT team



Sem comentários:

Enviar um comentário