24 Kitchen

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Arroz de frango e tomate



A receita de hoje tem um valor especial para mim ,porque foi das primeiras receitas que eu aprendi a fazer com a minha mãe. 
Antes de casar eu não me preocupava minimamente em aprender a cozinhar... para quê?Tinha uma avó e uma mãe que cozinhavam na perfeição para que é que eu ia estar a perder tempo na cozinha?

 Pois, o problema é que quando casei e se acabaram as mordomias, tive que tratar de saber fazer mais qualquer coisinha além do bife frito com batatas fritas (de pacote, claro) e o ovo estrelado. 
Então lá fiz um "curso intensivo" com a minha mãe e avó e aprendi o básico... este é um arroz que eu faço há anos e sai sempre bem, os meus filhos adoram e  já aprenderam a fazer...


Ingredientes:

- 1 frango partido aos pedaços
- 3 tomates médios bem maduros
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- água a ferver
- 2 colher(sopa) de vinho branco
- 250 g de arroz agulha de boa qualidade
- sal

Faça um refogado muito clarinho com  o azeite, cebola e o alho.

Acrescente o frango partido aos pedaços e envolva bem no refogado.
Tempere com sal.

Parta os tomates em rodelas e acrescente  no tacho. 
Coloque a tampa e deixe cozinhar por 10 minutos.
Ao fim desse tempo vire os pedaços de frango, envolva bem  e acrescente o vinho branco. Tape e deixe  ferver.

Introduza o arroz e mexa com uma colher de pau.

Acrescente água a ferver até ficar com 2 dedos de água acima da superfície do arroz.
Misture com cuidado,  tape o tacho e deixe acabar  de cozinhar em lume brando.

 Vá verificando se a água não evaporou demais e se for o caso acrescente água a ferver aos pouquinhos.













Fácil e rápido de fazer.

XX 
SLT team

Sem comentários:

Enviar um comentário