24 Kitchen

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Marmelada da minha avó Milena


A receita que hoje vou partilhar convosco foi-me dada pela minha avó Milena.
Todos os anos por esta altura, era hábito ela tirar uma tarde para ir a nossa casa fazer marmelada, e que cheirinho por lá ficava!
Claro que eu e os meus irmãos, não saiamos da cozinha sempre à espera que ela nos deixasse rapar a panela ou ,com um bocadinho de sorte, comer um pratinho de marmelada morna acabadinha de ser feita!

E que bem sabia!!


Ingredientes:

- 2 kg de marmelos  já sem os caroços
- 1,5 kg de açúcar
- 24 colheres (de sopa) de água fria



Não precisa de descascar os marmelos,a não ser que queira fazer geleia. 


Coloque-os numa panela e junte as colheres de água fria.
Acrescente o acúcar,envolva tudo muito bem,tape a panela e deixe cozer em lume brando durante 50 minutos (contados desde que começa a ferver).

Ao fim desse tempo passe com a varinha mágica ( com cuidado para não se queimar!!)

Coloque em tacinhas ou caixinhas de plástico e ponha ao sol a secar.

Quando estiver bem seca tape com papel vegetal molhado em vinho do Porto ou aguardente velha.































Fica uma delícia, e então com queijo ?? Huuuummmmm 


Há uns anos atrás, alguém me disse que depois da marmelada estar seca se a colocassemos no congelador não ficava dura com o passar do tempo.
E realmente assim é, tenho-a posto no congelador e  quando a tiro para fora está como se a tivesse acabado de fazer !! ;)


Experimentem!!

XX
SLT team


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Carolina sei que vou quase com 1 ano de atraso a responder...mas mais vale tarde que nunca...e então chegou a experimentar? Eu repeti hoje mais uma vez e ficou uma delicia! Veja a foto na página do facebook :) beijinhos

      Eliminar
    2. Parece muito bom.Só provei marmelada assim em Portugal,feita por minha filha e, nunca mais comi marmelada de super mercado.

      Eliminar